Campo Grande (MS) – Para discutir ações e projetos voltados à juventude de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas da Juventude, prepara a 3ª Conferência Estadual da Juventude de 16 e 17 de outubro, com o tema: “As várias formas de mudar o Brasil”. Para a organização do evento, conferências municipais são realizadas na Capital e interior de MS.
A Conferência é um amplo espaço de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É uma oportunidade para propor e reivindicar ações para os poderes públicos e pactuar instrumentos de monitoramento com foco no controle social das políticas públicas de juventude.
O subsecretário Estadual da Juventude, Thiago de Freitas, descreve o compromisso do governo do Estado na formulação de políticas para os jovens. “Ouvir a sociedade para a construção das políticas de juventude é um dos grandes objetivos deste governo. O governador Reinaldo Azambuja sempre diz que quem ouve mais erra menos. Por isso, vamos dar uma atenção especial a essa conferência”, destacou o subsecretário.
Municipais
Desde o início de agosto as conferências municipais são realizadas no interior do Estado. Nos dias 6 a 8 de agosto, aconteceu em Campo Grande, reunindo cerca de 400 jovens e gestores locais. No total são três etapas: a municipal, estadual e nacional. A Conferência Estadual vai eleger delegados que vão representar o Estado na etapa nacional, prevista para acontecer em dezembro, em Brasília (DF).
Em todas as etapas serão discutidos temas relacionados aos direitos dos jovens e elaboradas propostas que servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.
Diego Mariano, coordenador da Subsecretaria Estadual da Juventude, também assumiu a coordenação da Conferência. “Assumi a missão de coordenar a Conferência, junto com a comissão organizadora, com a missão de facilitar a participação dos jovens no maior número possível, para garantir que o processo de escuta, de colher na sociedade as ideias para a gestão, seja amplo e democrático”, reforçou Diego.
Programação das Conferências Municipais CLIQUE AQUI
Solange Mori (Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Xuxa e Wagner Guimarães/ALMS