No último sábado (30), o “Migra-Ação Integração” realizou 434 atendimentos na Capital, integrando a programação da VIII Semana Estadual de Direitos Humanos. Promovido pelo Cerma/MS (Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas) e pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sead, o evento contou com importantes parceiros, como a Funtrab, Defensoria Pública de MS e a Defensoria Pública da União, entre outros.
A ação aconteceu no Horto Florestal e ofereceu uma gama de serviços essenciais, incluindo orientações para regularização migratória, exames de saúde, encaminhamento para o mercado de trabalho, além de atividades de integração social.
A superintendente da Política de Direitos Humanos da Sead, Andrea Cavararo, destacou a importância da iniciativa. “O ‘Migra-Ação Integração’ concentra, em um único local, serviços que atendem às necessidades dos migrantes, desde documentação, saúde, educação, trabalho até acolhimento humanitário. Tudo isso proporciona mais dignidade e inclusão a essas pessoas”, afirmou.
Discussões e reflexões on-line
A VIII Semana Estadual de Direitos Humanos teve como foco promover debates e formações sobre temas que visam reduzir desigualdades sociais e garantir direitos fundamentais. Além de homenagens e atividades presenciais, o evento também contou com um ciclo de palestras destinadas a conselheiros tutelares e outros agentes públicos.
Os vídeos dessas discussões estão disponíveis no canal oficial da Sead no YouTube @seadtvms.
São parceiros para a realização da Semana a Secretaria de Justiça e Segurança Pública; Secretaria de Educação; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura; Procon/MS; Defensoria Pública da União; Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul; OAB/MS; Receita Federal; Superintendência da Política Federal de MS; UFMS; Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFGD; UEMS; Instituto Federal de MS; Fundação de Trabalho de MS; Sesau; Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos; Coordenadoria de Tecnologia e Informática da Sejusp; Instituto de Identificação de MS; Cassems; Sanesul; Solurb; Cerma; Fort Atacadista; Paróquia Cristo Redentor; Clínica MS Visão; Projeto Social Mãos do Bem; Tia Dri Recreação; O Cantinho da Família; Grafibrand; Sabor Venezuelano; Delícias da Mirtha Comida Artesanal; The Chicha Paladar e Mileibi Araceli.
Com temas que abordam igualdade racial, políticas para crianças e adolescentes, direitos das mulheres e das comunidades indígenas, a Semana Estadual de Direitos Humanos reafirma o compromisso de Mato Grosso do Sul com a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.
Compromisso com a justiça social
A programação reflete a dedicação do Estado em garantir acesso a direitos básicos e fortalecer políticas públicas, especialmente para os grupos mais vulneráveis. Iniciativas como o “Migra-Ação Integração” demonstram que a inclusão e a solidariedade podem ser colocadas em prática de forma eficiente e impactante