Campo Grande (MS) – Mais de 3 mil pessoas passaram pela primeira Ação Socioeducativa do Programa Vale Renda, que aconteceu no último sábado (7), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, no Bairro Ana Maria do Couto. O evento reuniu em um só lugar, apresentações culturais, prestação de serviços, cultura, lazer e comercialização de produtos artesanais produzidos pelas próprias famílias beneficiárias. O Vale Renda é administrado pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
A próxima ação acontecerá no dia 21 de novembro, na Escola Estadual Lino Villacha. O ponto alto do encontro foram os produtos comercializados pelos próprios beneficiários que tiveram a chance de aumentar a renda vendendo tanto artigos de artesanato quanto alimentos na praça de alimentação do local. “Esta é uma ação bastante importante para que as famílias do Vale Renda se fortaleçam ainda mais com a comercialização de produtos para aumentar a renda. Também é um ponto de encontro para a prestação de serviços por parte do Governo do Estado”, descreveu a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto.
Motivados pela inclusão social, a Superintendência de Benefícios Sociais (SUBS) que executa o programa planejou essa ação para integrar os beneficiários com a equipe do Vale Renda, os parceiros e a comunidade em geral.
Dentre os serviços foram oferecidos: corte de cabelo e manicure com alunos da Seleta; a Fundação de Trabalho fez encaminhamento da primeira carteira de trabalho; o Banco do Cidadão disponibilizou as linhas de créditos; o Detran participou com jogos educativos; o Sebrae tirou dúvidas sobre o MEI – Microempreendedor Individual; a Acadepol realizou encaminhamentos jurídicos; as delegacias Denar (Delegacia de Narcóticos) e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) palestraram sobre drogas e violência contra mulheres; a Energisa alertou sofre eficiência energética; o Sesc disponibilizou o BiblioSesc, aferição arterial, jogos educativos, palestra sobre higiene bucal e alimentação saudável; a Fundesporte contribuiu com brinquedos para lazer; Procon levou informação sobre direitos do consumidor; Vale Universidade orientou sobre o benefício ao acadêmico e o CentrHo divulgou informações de combate à homofobia.
O Vale Renda é um benefício concedido à pessoas em situação de risco social. O valor repassado mensalmente é de R$170 reais.
Solange Mori (Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Leca