Campo Grande (MS) – Após um ano de atividades a Casa da Mulher Brasileira (CMB), primeira do País, e que contempla gestão compartilhada entre o governo federal, estadual e municipal, ganha novos instrumentos de trabalho, entre eles a parceria o Governo do Estado que irá disponibilizar equipe da Polícia Militar 24h na CMB e ainda o fortalecimento da parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – CEAM Cuña M’Baretê para o atendimento da mulher vítima de violência.
O anúncio foi realizado pela subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, na manhã desta quarta-feira (3), em cerimônia alusiva na Capital, que contou também com a presença da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Aparecida Gonçalves. Em 12 meses a CMB atendeu mais de 11 mil mulheres.
“A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento absolutamente necessário. Com o devido atendimento e o empoderamento da mulher temos uma porta de saída quando se trata do fator violência”, destacou a subsecretária. Luciana lembrou ainda que 75% das pessoas atendidas em curso de qualificação profissional oferecidos pela Fundação de Trabalho de MS (Funtrab) são mulheres, o que demonstra ainda mais a vontade de crescimento e de independência.
Também foram apresentados na cerimônia um novo programa de informática, denominado Iris desenvolvido pela prefeitura, que irá unificar o banco de dados sobre a mulher na CMB, além de um programa de apoio a qualificação oferecido pela Fundação Municipal do Trabalho.

Representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, secretarias municipais e estaduais, além de movimentos feministas e de gêneros, também participaram do evento.
DEAM – Além de apoio com a nova unidade da PM e a parceria com o CEAM Cuña M’Baretê, outro marco da atual gestão do Governo do Estado na Casa da Mulher Brasileira, foi a implantação da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher 24h (DEAM), o que permitiu, de fato, o pleno funcionamento da CMB.
Serviço
Casa da Mulher Brasileira – A CMB facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. A CMB está situada na Rua Brasília, s/nº, Jardim Imá, em frente ao Aeroporto Internacional de Campo Grande. Telefone: 3304-7559 ou Disque 180.
CEAM Cuña M’Baretê – O CEAM Cuña M’Baretê oferece atendimento psicossocial às mulheres que sofreram violência, incluindo psicoterapia, em local adequado para acolhimento, equipe capacitada e sensibilizada sobre a questão da violência de gênero, com espaços para triagens e terapias. Endereço: Rua Pedro Celestino, 437, centro da Capital. O CEAM também disponibiliza o telefone 0800 67 1236 para atendimentos e dúvidas de qualquer cidadão, no horário das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)