Campo Grande (MS) – A Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), participa nesta quinta-feira (28), na cidade de Bonito, da última edição do Projeto “Rota do Desenvolvimento”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) em parceria com entidades do Sistema S. O evento está sendo realizado desde terça-feira (26), no Centro de Convenções.
Por meio de roda de conversa, a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca vai abordar a autonomia econômica. “A autonomia é essencial para que as mulheres possam prover seu próprio sustento e decidir por suas próprias vidas. Também foi a oportunidade para romperem eventual ciclo de violência, submissão e humilhação, deixando de depender financeiramente do agressor”, destacou Luciana.
A Rota do Desenvolvimento fomenta o desenvolvimento e crescimento regional, oportuno o espaço para discussão acerca da autonômica econômica e social das mulheres, que representam mais de 50% da população sul-mato-grossense e que, portanto, têm inegável participação e responsabilidade na criação de um novo paradigma na economia de Mato Grosso do Sul, especialmente no que tange aos pequenos negócios e arranjos produtivos locais. Mas, para serem empreendedoras, as mulheres precisam conhecer seus direitos e, principalmente, não estarem obrigadas a viver uma vida de violências.
SPPM
A Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul é o órgão governamental responsável por elaborar, implementar, articular e monitorar políticas para as mulheres de forma transversal e intersetorial entre órgãos da administração pública direta e indireta, empresas públicas e privadas.
Os principais eixos de atuação da SPPM/MS são o enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher, a promoção da autonomia econômica da mulher e a participação e fortalecimento das mulheres nos espaços de poder e decisão.
Temas a serem abordados: Direitos das mulheres no mundo do trabalho; Equidade salarial; Participação da mulher em micro/pequenos empreendimentos; Direito a uma vida sem violência; Enfrentamento a todas as formas de violências contra mulheres e meninas.
Solange Mori (Assessoria da Sedhast)
foto: divulgação