Campo Grande (MS) – Nesta quarta-feira (2), acontecem as Conferências Municipais da Juventude em Batayporã e Naviraí. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas da Juventude, apoia os municípios com suas conferências. Após as municipais a Sedhast, organiza a 3ª Conferência Estadual da Juventude nos dias 16 e 17 de outubro, com o tema: “As várias formas de mudar o Brasil”.
Na última sexta-feira (28), foi a região da Grande Dourados que recepcionou os jovens das cidades de Fátima do Sul, Deodápolis, Rio Brilhante, Douradina e Vicentina na 3ª Conferência Regional de Juventude. No encontro, foram escolhidos os 14 delegados que vão participar da Conferência Estadual na Capital. Esses delegados terão direito à voz e voto e serão os representantes da sua região.
O subsecretário estadual da Juventude, Thiago Feitas, acredita no potencial dos jovens do Estado para articular políticas públicas, que de fato, vão trazer benefícios à população. “Nessas discussões são criados pactos para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir espaços para trocas de experiências. O jovem precisa ser ouvido, pois é por meio dessa audição, que serão tiradas as propostas que darão subsídio ao Plano Nacional da Juventude”, descreveu Thiago.
A Subsecretaria da Juventude está conclamando todos os municípios para que realizem suas conferências e assim participem da construção de políticas sólidas para os jovens. “O Governo do Estado tem atuado para que o maior número de municípios participem com seus jovens das conferências. Só assim, vamos saber os anseios e implantar projetos específicos”, assegurou o subsecretário.
Até o momento já foram realizadas quatro Conferências da Juventude, nas cidades de Bataguassu, Paranaíba, Campo Grande e Dourados. A data limite para as municipais é até o dia 27 de setembro.
Debates
As Conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e juventude de forma organizada para debater e decidir prioridades nas políticas públicas para os próximos anos.
Etapas – No total são três etapas: a municipal, estadual e nacional. A Conferência Estadual vai eleger delegados que vão representar o Estado na etapa nacional, prevista para acontecer em dezembro, em Brasília (DF).
Em todas as etapas serão discutidos os eixos: “Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda”; “Direito à diversidade e à igualdade”; Direito ao território e à mobilidade”; “Direito à saúde”; “Direito à educação”; e “Direito ao desporto e ao lazer”.
Confira abaixo o calendário das Conferências da Juventude
Solange Mori (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)
Foto: Divulgação