Campo Grande (MS) – Mãe de cinco filhos e a espera do sexto, a diarista e dona de casa, Claudelia Silva, 40 anos, é uma das 87 beneficiárias que puderam, na tarde desta terça-feira (28), ouvir e aprender um pouco mais sobre os Direitos Humanos, em palestra realizada pelos técnicos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), no bairro Buriti, na capital.
“Eu que tenho filhos, é sempre bom receber mais informações que são importantes para nós. Sempre preciso de orientações sobre alguns assuntos, mas é difícil alguém para ajudar. Com essas informações na reunião do Vale Renda, fica mais fácil”, disse a diarista.
As palestras têm como objetivo levar ao conhecimento dos beneficiários do Programa Vale Renda mais informações sobre a temática Direitos Humanos e ainda disponibilizando telefones úteis, como os dos conselhos de defesa e de direito, como do idoso, da mulher e da criança, vinculados à Sedhast, para casos de denúncias ou dúvidas.
Um dos palestrantes, Edmar dos Santos, assistente social e técnico da Sedhast, ao lado da também servidora e cientista social, Elis Lima, aborda ainda questões relacionadas a drogas em suas conversas, esclarecendo dúvidas e orientando as famílias, como por exemplo, no trato com um dependente e que atitudes tomar diante de uma situação de drogadição. Edmar já trabalhou por mais de 10 anos no Centro de Recomeçando que atende dependentes químicos.
A dona de casa, Ana Lígia, 27 anos, considerou as informações recebidas como de extrema importância e que podem fazer a diferença em um dia a dia corrido. “Muitas vezes não temos tempo de pensar nessas coisas e deixamos passar, mas é muito bom termos momentos assim, com mais informações e que podem nos ajudar bastante”, disse.
Finalizando o mês de Abril, as reuniões do Vale Renda, nas regiões do segredo e do prosa, na capital, debaterão também os Direitos Humanos.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)