Campo Grande (MS) – A Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulher (SPPM), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), lançou nesta segunda-feira (24), a Campanha Informativa da Saúde da Mulheres, como parte das ações do Outubro Rosa.
A campanha, que conta com apoio da Cassems, tem cunho informativo e objetiva orientar as servidoras quanto ao cuidado de prevenção da mulher, principalmente em casos de câncer de mama.
Dados de 2016 do Instituto Nacional do Câncer de Mama (Inca) atestam que todos os anos, os novos casos de câncer em mulheres mais de 25% são diagnosticados como de mama, enquanto o de colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Apesar disso, as chances de cura quando há o diagnóstico precoce é alta, por isso a relevância da prevenção.
O governador Reinaldo Azambuja e servidores também receberam o folder da campanha que contem informações dos principais temas relacionados à saúde da mulher, como: Direitos Sexuais e Reprodutivos; Mortalidade Materna; Câncer de Mama e do Colo do Útero; HIV/AIDS; Doenças Sexualmente Transmissíveis; e por fim, Equidade em Saúde.
Confira o cronograma da campanha:
24/10 Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Seprotur), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov).
25/10 Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), Fundação Rádio e TV Educativa de MS (Fertel), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
26/10 Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Geral (Semade), Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte), Secretaria de Estado de Educação (SED), Subsecretaria de Estado da Juventude (Subjuv), Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei).
27/10 Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), Agência Estadual de Habitação (Agehab).
Solange Mori – Sedhast | Foto: Ana Paula Oliveira