Campo Grande (MS) – Gestores municipais, conselheiros e técnicos da área da Assistência Social estiveram reunidos nesta manhã de quarta-feira (29), na Escola do SUAS – Mariluce Bittar, no encontro “Dialoga SUAS” e no lançamento das Cartilhas de “Diretrizes Técnicas para os Serviços nos CRAS” e de “Benefícios Eventuais”’. O Dialoga vai definir as ações do Plano Decenal do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) para os próximos 10 anos no Estado; já as cartilhas vão facilitar o trabalho dos técnicos municipais, que poderão consultar um resumo de leis, decretos e diretrizes que vão orientá-los na execução dos serviços e programas, e no atendimento aos usuários da Política de Assistência Social.
Para a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, o encontro e o lançamento da cartilha vêm somar na construção da política da Assistência Social do Estado para os próximos dez anos. “Nossos esforços e trabalhos são para proporcionar à nossa população mais qualidade de vida e garantias de direitos, e assim prosseguir com metas objetivas para manter Mato Grosso do Sul como referência nacional”, destacou Elisa.
O evento tratou de ampliar o debate sobre o Plano Decenal deliberado pelo Conselho Nacional de Assistência Social, a partir das demandas regionais, definindo as prioridades para Mato Grosso do Sul para os próximos anos de SUAS.
Na programação foram lançadas ainda as cartilhas que vão agregar e contribuir para que os municípios disponham de opções de abordagens metodológicas para o atendimento no Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), alinhando as diretrizes nacionais da política de Assistência Social e direcionando para o fortalecimento da cidadania.
A presidente do Coegemas (Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social), Cleci Fortunati, parabenizou a Sedhast pela iniciativa de reunir os trabalhadores da área e juntos definirem sobre as ações e metas dos próximos 10 anos. “Temos uma construção sólida de uma história da Assistência Social em nosso Estado, e sozinhos somos fortes, mas juntos somos muito mais fortes. A discussão tem que sair da esfera gabinete e partir para encontros como este”, enfocou a gestora do município de Naviraí.
O produto da discussão subsidiará todos os instrumentais de gestão da Política de Assistência Social que estão sendo elaborados, baseado na legislação vigente: Plano Decenal da Assistência Social de MS – 2016 a 2026; Plano Estadual de Assistência Social – 2016 a 2019; Pacto de Aprimoramento da Gestão do SUAS – 2016 a 2019; Plano Estadual de Educação Permanente do SUAS – 2016 a 2019; e Política Estadual de Gestão do Trabalho do SUAS.
Solange Mori – Sedhast