Campo Grande (MS) – Em busca de apoio para a implantação de um centro cultural em Mato Grosso do Sul, o presidente da Federação de Cultura e Etnia Cigana, Pedro Nicolochi, juntamente com o vice-presidente, Sérgio Amaral, foi recebido na tarde desta sexta-feira (13), pelo subsecretário de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Carlos Versoza. A pasta da Igualdade Racial é ligada a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
Segundo Pedro Nicolichi, a implantação de um Centro de Tradições Ciganas (CTC) servirá como ponto difusor da cultura em MS, além de colaborar contra a discriminação do povo cigano. “Esse centro cultural servirá como referência para o povo cigano de MS. Queremos que a sociedade conheça melhor nossa cultura, evitando assim os preconceitos e informações incorretas que muitas pessoas têm sobre nós”, ressaltou.
O presidente da federação afirmou ainda que a criação de uma pasta, no governo do Estado, que olha pelos povos como os ciganos, é uma demonstração do interesse no desenvolvimento social e cultural de MS.
As solicitações recebidas serão agora analisadas pelo subsecretário Carlos Versoza para verificação da viabilidade do projeto e devidos encaminhamentos.
Serviço – A Federação de Cultura e Etnia Cigana lança no próximo dia 28, às 19h, um restaurante temático. O restaurante Gytana funcionará na Rua Monte Líbano, 641, na capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3342-8501.
Leomar Alves Rosa (Assessoria vice-governadoria e Sedhast)