Campo Grande (MS) – Visando o fortalecimento e o papel da mulher na sociedade a 4º Conferência Estadual para as Mulheres, finalizou suas atividades na manha desta quarta-feira (25) na Capital, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Entre as propostas, retiradas dos eixos temáticos da conferência, que serão levadas a Brasília em março de 2016, durante a conferência nacional, estão a criação de um sistema nacional de políticas para as mulheres, instalação de coordenadorias municipais com recursos humanos concursados e o fortalecimento de uma política de Estado constante para as mulheres do Brasil. Todas essas propostas foram decididas pelas 154 delegadas de todo o estado participantes da conferência, em um total de 32 pontos levantados.
Para a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca, o diálogo entre governo, sociedade civil e movimento feminista foi o ponto alto da conferência. “Esse diálogo constante entre os organismos interessados nessa política é algo que devemos destacar positivamente. Além de fortalecer o movimento no estado, tivemos a oportunidade de ouvir e dialogar com as mulheres sobre suas opiniões e ideias que, sem dúvida, irão dinamizar e enobrecer a luta de todas” destacou.
Estela Escandola, integrante da Rede Feminista, pontuou que a participação das mulheres tem se tornado cada vez mais constante e positiva no movimento. “Estou no movimento há muitos anos e cada vez mais vejo o progresso que estamos tendo. Queremos mais apoio e reconhecimento, mas só de estarmos aqui, discutindo políticas para nós, já é algo muito revigorante”, disse.
Dentre as delegadas eleitas estão representantes de mulheres idosas, feministas, negras, de partidos políticos, da sociedade civil organizada, jovens, movimento de mulheres, indígenas, de sindicatos, de movimentos comunitários, LBT, quilombola, em privação de liberdade, com deficiência, rurais e de governos municipais e estadual.
Clique aqui e confira as delegadas eleitas durante a conferência
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa, da assessoria de comunicação da Vice-Governadoria e da Sedhast.