Campo Grande (MS) – Com índices que alertam para o cuidado redobrado de prevenção ao câncer de mama, a palestra itinerante “Saúde Preventiva da Mulher – Outubro Rosa” que aconteceu nesta manhã (3), na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), enfocou a prevenção como melhor método para diminuir os números de novos casos de câncer de mama que aumenta no Brasil a cada ano. De acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), serão registrados no País 57.960 mil novos casos de câncer em 2016, 25% de novos casos em mulheres e 1% em homens.
Em número de mortes estão previstos 14.388, sendo 14.206 em mulheres e 181 em homens. Para prevenir e alertar a população, a Coordenadoria de Promoção da Saúde e Valorização do Servidor, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de MS, estão percorrendo as secretarias e órgãos do Governo do Estado para alertar os servidores quanto ao cuidado e prevenção em relação ao câncer de mama.
De acordo com a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rosana Macedo, a orientação e a conscientização ainda é o melhor método de prevenção da doença. “A conscientização ainda continua sendo a forma mais eficaz de combate ao câncer de mama, e é isso que estamos alertando a população e as mulheres especificamente, pois são as que mais sofrem com a incidência da doença. O autoexame, a prevenção, exames periódicos são formas de prevenir essa doença que a cada ano aumenta no Brasil”, destacou Rosana.
O objetivo da palestra, parte da programação do “Outubro Rosa”, foi esclarecer as dúvidas das servidoras sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino, conscientizando e orientando, sobre os fatores de risco, de proteção e das medidas de detecção precoce por meio de exames anuais.
A presidente ainda falou um pouco do trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que auxilia no tratamento de pessoas com câncer fornecendo perucas, lenços, cestas básicas, fraldas, kit higiene e conta ainda, com a Casa Abrigo com capacidade de atendimento para 32 pessoas que vem do interior para realizar o tratamento. Neste ano, a Rede confeccionou um calendário de fotos das mulheres que estão em tratamento para arrecadar fundos para a instituição. O calendário está sendo vendido por R$ 20,00.
Outubro Rosa – A palestra faz parte da campanha Outubro Rosa que tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia, e nasceu em 1985 para promover a mamografia como método de rastreamento para o câncer de mama e foi uma iniciativa da American Cancer Society e de uma indústria farmacêutica. Com o passar dos anos o evento se firmou e atingiu relevância nacional e mundial. O laço rosa começou a ser utilizado como um símbolo de conscientização para o câncer de mama desde 1979.
Solange Mori – Sedhast
Foto: Ana Paula Oliveira