Campo Grande (MS) – Em um momento especial de balanço das atividades realizadas desde a inauguração no dia 13 de novembro deste ano, a unidade Ruth Cardoso do Programa Rede Solidária, localizada no bairro Dom Antônio Barbosa, reuniu na tarde desta quinta-feira os atendidos pelos cursos e familiares em distribuição de 600 brinquedos, entregas de certificados e apresentações culturais, como balé, violão e percussão. A vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Rose Modesto, também participou da ação.
“Em poucos dias o Rede já conseguiu transformar a vida de muitas pessoas. Esperamos que em 2016 esse numero atual de atendidas e atendidos aumente muitos mais transformando ainda mais essa realidade local”, ressaltou a vice-governadora que também aproveitou a oportunidade para desejar os votos de feliz natal e ano novo já que a unidade Ruth Cardoso retoma agora as atividades a partir do dia 4 de janeiro.
Em um mês de atendimento a unidade do Rede Solidária formou 36 alunos nos cursos de panificação e customização, com mais de 300 pessoas atendidas em aproximadamente 130 famílias. Os participantes da ação também puderam ver a produção de pães e customização exposta pelos alunos.
O autônomo Ronaldo Leão, 29 anos, juntamente com sua esposa Aline da Conceição, 26 anos, também compareceram ao evento. Dos quatros filhos do casal, as duas meninas de 11 e 9 anos são atendidas na unidade. “Por opção delas os cursos de balé e judô foram os escolhidos. Isso está sendo muito bom para elas e até em casa o comportamento mudou para melhor”, destacou o pai. A família comemora ainda o fato do projeto ser desenvolvido, pelo Governo do Estado, ao lado de suas casas, na favela Cidade de Deus.
Rede Solidária – Unidade Ruth Cardoso
Abrigado em local estratégico, em que a população mais sofre com a vulnerabilidade social e violência na capital sul-mato-grossense, o projeto do Governo do Estado, criado pela Sedhast, trouxe novas perspectivas às famílias que residem na região do bairro Dom Antônio Barbosa.
O projeto que é executado em parceria com empresas privadas, entidades sociais e voluntários, atende crianças acima de 6 anos, adolescentes, jovens e adultos que estejam em risco social. Dentro de núcleos em diversas áreas, o projeto proporciona valorização do ser humano e direciona os qualificados ao mercado de trabalho. Para as crianças serão oferecidas aulas no contraturno escolar, ocupando o tempo ocioso e evitando que fiquem nas ruas correndo riscos.
Família beneficiárias do Programa Vale Renda são o principal público-alvo do Rede Solidária. Na capital são 17 mil famílias atendidas. A meta é alicerçar e capacitar essas famílias para que tenham autonomia econômica e assim não dependam de programas sociais.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Leca