Campo Grande (MS) – Com a parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou nesta segunda-feira (7), a solenidade de assinatura de convênio com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e a Associação Pro-Eva. A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca e o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, também participaram da solenidade.
O convênio tem por objetivo a realização de ações do Programa de Empoderamento a Vítimas de Abusos e Violência junto à custodiadas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi e da Casa do Albergado de Campo Grande. De autoria da gerente executiva na Funtrab-MS, Giseli Oliveira, o projeto busca quebrar os preconceitos sobre o tema, expondo os fatos com clareza e oferecendo apoio emocional.
O desenvolvimento do programa no presídio feminino terá como foco levar a conscientização e o resgate da autoestima, dignidade e perspectiva de futuro para as custodiadas, através de palestras, orientação emocional para superação de traumas da violência, medos, culpas e limitações. No Estabelecimento Irma Irmã Zorzi, o programa terá início imediato, atendendo grupos de 20 internas semanalmente no período de 14 semanas por grupo. Os encontros acontecerão todas as terças-feiras das 8h30 às 11h.
Na Casa do Albergado, onde muitos dos custodiados estão enquadrados na Lei Maria da Penha, o objetivo será levar a conscientização sobre a violência e um trabalho de ressignificação da vida a fim de que as chances de reincidência entre eles sejam menores.
Calendário
Durante a cerimônia também foi lançado do calendário de 2016, ilustrado com gravuras desenhadas por custodiadas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Agepen e o jornalista Marco Aurélio, proprietário do site MS Ponto Com. O desenvolvimento do projeto teve como objetivo proporcionar ocupação produtiva às custodiadas, elevando também a autoestima dessas mulheres em situação de privação de liberdade.
Com uma tiragem de 1600 cópias, o calendário traz 40 desenhos com diferentes temas, distribuídos em dois calendários distintos, que serão entregues gratuitamente a autoridades, repartições públicas, instituições não-governamentais e empresas parceiras.
Keila Terezinha (Agepen)
Foto: Claudia Yuri (Funtrab)