Campo Grande (MS) – Representantes de governos e da sociedade civil participam, até a próxima sexta-feira (29), das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos que acontece em Brasília (DF). A discussão gira em torno das políticas públicas para a promoção de direitos da criança e do adolescente, idosos, pessoas com deficiência e população LGBT.
A superintendente da Política de Direitos Humanos, Ana Lúcia Américo, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), participa com a delegação de MS composta por 42 pessoas representantes de diversos conselhos. “É fundamental o debate para aprimorar a política respeitando cada segmento e suas particularidades. Participamos nessa construção para que as propostas aprovadas e as ações do governo estadual estejam em consonância às diretrizes nacionais na luta pela dignidade humana”, destacou a superintendente.
Para fortalecer a participação social de forma ampla e diversa, interligando segmentos e políticas, o evento inclui a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT.
Com o objetivo de respeitar as especificidades de cada temática e a evolução histórica de cada conferência, cada uma delas foi organizada a partir de um conjunto de eixos orientadores próprios.
A etapa nacional é resultado das diversas conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual/distrital e também das conferências livres e virtuais, espaços nos quais as discussões locais possibilitam a troca de experiências e a participação efetiva da sociedade. Os representantes dos estados que participarão do evento foram eleitos nas etapas estaduais, de acordo com os critérios definidos por cada comissão organizadora nacional.
Conselhos de MS
No total são cinco conselhos de Mato Grosso do Sul que participam da etapa nacional em Brasília: o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi), Conselho Estadual da Diversidade Sexual (Ceds), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDHU).
Solange Mori (Assessoria Sedhast)
fotos: divulgação