Campo Grande (MS) – O espaço da mulher e igualdade de direitos na mídia foi o assunto debatido na última quinta-feira (31), no projeto Mulheres Diálogos e Desafios, com o tema Gênero e Mídia, organizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho (Sedhast). O evento, ocorrido na Faculdade Estácio de Sá, marcou o encerramento da programação especial em alusão ao mês da mulher.
O debate trouxe à tona assunto que vem sendo discutido em ações organizadas pela SPPM durante o mês de março. A mulher vem ocupando espaço cada vez maior no mercado de trabalho, porém, poucas chegam a cargos de chefia.
Para Michelle Rossi, coordenadora da de Comunicação da Vice-Governadoria e Sedhast, também mestra em Comunicação pela UFMS, “o topo da cadeia nos conglomerados de mídia é chefiado por homens. É preciso ter uma pluralidade de gênero nos cargos maiores o que vai refletir diretamente na produção de conteúdo midiático” afirmou.
Além de Michelle Rossi, participaram da mesa de debates, o publicitário, jornalista e escritor, Henrique Alberto de Medeiros Filho; a coordenadora do curso de graduação em Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá, professora Juliana Feliz e acadêmicos do curso de Comunicação Social da faculdade. A mesa foi mediada pela técnica da SPPM, Rosana Heinkin.
O mês de março foi marcado por palestras, debates e conferências, levando a órgãos públicos e privados, discussão sobre igualdade de direitos e autonomia econômica e social. Ações de conscientização de violência contra a mulher, também foram feitas durante o mês de março, como a blitz educativa que contou com o apoio da Polícia Militar.
Texto e foto: Joilson Francelino (Estagiário Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)