Campo Grande (MS) – Na última segunda-feira (27), na Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados (CAORC), em Campo Grande, foi realizado o encerramento da primeira turma de Português para Estrangeiros do Projeto Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NEPPE), curso oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
O evento teve início com apresentação do idealizador do projeto, professor doutor João Fábio Sanches, destacando a experiência vivida no decorrer do projeto que teve a participação de 21 alunos. O professor agradeceu a parceria da UEMS e Sedhast, e já vê possibilidades da expansão do projeto em 2018, aumentando o número de parcerias.
A superintendente da Política de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo, ressaltou a importância da parceria, pois a mesma considera que as aulas passaram a ser um divisor de água na vida dos refugiados e imigrantes, e que muitos frutos desta colaboração serão colhidos no futuro.
A técnica Rosangela Araújo falou sobre as dificuldades que o grupo enfrentou para participar das aulas, como o frio e a chuva, mas com muita força e persistência estavam sempre presentes. Ao fim do evento um dos alunos, Pierre François, fez uma leitura em português de uma mensagem de agradecimento pelo curso.
NEPPE
O NEPPE é um projeto originário da UNB e essa é a primeira vez que será executado em outra universidade. Na UNB, mais de 700 estrangeiros são atendidos por ano pelo Núcleo. Na UEMS, o curso é desenvolvido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NEPPE/UEMS) e o Projeto de Extensão “UEMS ACOLHE – Língua, Cultura e Acolhimento em Contexto de Imigração e Refúgio”, com apoio da Sedhast.
Outras informações sobre o NEPPE na página http://www.neppe.unb.br/br/instituicao/equipe-neppe ou diretamente com o professor João Fábio, pelo endereço joaofabio@uems.br
Com informações da SUPDH, João Vitor Lemes, sob a supervisão de Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.
Fotos: Divulgação