Nesta quinta-feira (28), são celebrados o Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna e o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher. A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja Roca, lembrou as datas em discurso na sessão plenária e sugeriu aos parlamentares a criação de uma Frente Parlamentar no sentido de implementar ações voltadas à promoção da mulher.
A subsecretária ressaltou as conquistas na área da saúde da mulher como a adesão do Estado ao programa Rede Cegonha que incentiva o parto natural e a atenção humanizada à gravidez. Porém, Luciana enfatizou a necessidade de desenvolver um trabalho para promover a conscientização sobre a importância do pré-natal. “Elas têm direitos e esses direitos devem ser reconhecidos”, completou.
Responsável pela gestão das políticas públicas para as mulheres, Luciana sugeriu ao parlamento estadual a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher.
Segundo ela, a iniciativa contribuiria, principalmente, no atendimento às demandas na área da saúde e profissional da mulher. “Seria importante para gerar discussões, debates e projetos no sentido de construir políticas públicas justas e igualitárias que garantam às mulheres o acesso aos serviços de saúde, salários iguais e uma educação não sexista para mudar o comportamento e cultura da sociedade em relação à mulher”, declarou.
Talitha Moya – Portal ALMS
Foto: Roberto Higa/ALMS.