Campo Grande (MS) – O superintendente da Política de Assistência Social, Sérgio Wanderly e a coordenadora de Apoio à Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) estão em Brasília (DF), nesta sexta-feira (13) na 136° reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), discutindo questões da lei do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
Estão em discussão os pontos dessa lei, que impactam diretamente na Assistência Social e que estão divergentes na construção do Suas. Outro ponto destacado é o modelo de regionalização dos serviços de média e alta complexidade.
A CIT é a instância máxima de discussão e pactuação da Política de Assistência Social. É um espaço de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais formada pelas três instâncias do Suas: a União, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); os estados, representados pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas); e os municípios, representados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
Durante a manhã os gestores da Sedhast participaram da reunião do Fonseas (Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social). Em pauta, houve a discussão da eleição para a nova diretoria do Fórum e o Encontro do Fonseas, que deverá ser realizado em abril.
Texto: Solange Mori