Campo Grande (MS) – Como uma maneira de debater e sensibilizar os meios sociais sobre o real significado do 13 de maio no Brasil, data em que foi assinada a Lei Áurea em 1888 e que aboliu oficialmente a escravidão no País, é que a Subsecretaria de Igualdade Racial, pasta ligada à Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realiza o primeiro seminário sobre o tema, aberto nesta manhã (13), no auditório da Sedhast com programação que segue até o dia 29 de maio.
Abordando assuntos relacionados com as políticas de ações afirmativas no país, perspectiva histórica e o movimento negro contemporâneo as palestrantes deste primeiro seminário, professoras Priscila Medeiros, Vanderleia Mussi e Raimunda Brito, trabalham com uma desconstrução da imagem de ‘comemoração’ do 13 de maio, questionando a integração do negro à sociedade e a ideia de libertação das camadas populares.
Participante da mesa de abertura do evento, a promotora de justiça, Jaceguara Dantas, também não vê motivos de liberdade. “Temos que desmitificar essa data da forma como está posta. Não temos nada para comemorar nesse dia, pelo contrário, temos que lutar contra uma exclusão social vigente”, disse.
Carlos Versoza, subsecretário da pasta de Igualdade Racial, destacou que esse é um momento oportuno para uma reflexão profunda da sociedade. “Dentro desse mês de maio, em especial no dia de hoje, é um tempo em que podemos aproveitar para refletirmos sobre as reais condições do negro no meio social brasileiro. Ações como essa, de debate, podem ser uma semente para novos posicionamentos e pensamentos das pessoas no futuro”, afirmou.
A secretária-adjunta da Sedhast, Elisa Cleia, presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros (Cedine/MS), Romilda Pizani, e a militante do movimento negro, Priscila Ribeiro, também participaram da mesa de abertura.
Na próxima terça-feira os acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul receberão a segunda edição do seminário. O evento acontecerá a partir das 19h no auditório do Laboratório de Análises Clínicas da UFMS. A programação completa pode ser conferida no link PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO.
Subsecretaria de Igualdade Racial
Criada em janeiro deste ano, a Subsecretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, reforça o compromisso do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no combate às desigualdades raciais, dando maior autonomia e poder de ação na execução dos trabalhos. Anteriormente em 1999, com a Coordenadoria de Combate ao Racismo e, em 2002, com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, as ações desenvolvidas eram ligadas exclusivamente à Governadoria.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast)
Fotos: Leca