Campo Grande (MS) – O Fórum de Políticas Públicas para Esporte e Lazer de Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul, promovido pela Fundesporte, com o apoio Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), será nesta quinta-feira (18), a partir das 8 horas. Durante o evento será feito o lançamento oficial do 10º Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul (JIMS) que tem como proposta fortalecer a cultura indígena e fazer a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.
O Fórum acontece ao longo do dia, até às 17h, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, auditório multiuso professor Dercir de Oliveira. O evento pretende colher subsídios para elaboração e implementação da Política Estadual de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas do Estado.
A Subsecretaria Estadual de Políticas Indígenas, pasta ligada à Sedhast, mobilizou as aldeias para participarem do debate. Confirmaram presença cerca de 200 pessoas entre lideranças indígenas, pessoas ligadas ao esporte dentro das etnias, além de autoridades. O fórum reunirá representantes das oitos etnias de MS Guató, Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva, Terena, Ofayé, Atikun, Kiniquinau e Kadiwéu de mais 19 municípios representando as mais de 70 aldeias Mato Grosso do Sul.
Jogos Indígenas
Dourados vai sediar a competição nos dias 24 a 30 de agosto. As equipes que pretendem participar devem representar a Aldeia localizada em reservas indígenas oficializadas pela Funai (Fundação Nacional do Índio).
Dentre as modalidades de competições estão diversos jogos, como futebol, voleibol, atletismo e competições da tradição nativa, sendo arco e flecha, lança nativa, cabo de guerra, travessia com canoa, travessia a nado, pescaria, entre outros. Haverá ainda, apresentações artísticas e culturais e um concurso para escolha da garota dos JIMS.
Parte dos jogos devem ocorrer na Vila Olímpica, na aldeia Jaguapiru, que possui espaços para a prática de quase todos esses esportes.
Segundo a subsecretária de Políticas Indígenas, Silvana Terena, “essa competição será uma oportunidade para preparação dos atletas para os jogos Mundiais Indígenas que este ano acontece no Brasil pela primeira vez, nos dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Palmas (TO). Daqui poderão sair os competidores que vão representar nosso País”, destacou Silvana.
Solange Mori (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Leca