O Ministério da Educação (MEC) lançou o edital do Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) – 2016/2018. O processo seletivo será feito em duas etapas, onde as Secretarias de Educação de cada Estado, do Distrito Federal e as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica irão coordenar sua primeira parte. A seleção final acontecerá através de processo eleitoral democrático, conduzido pelo MEC.
Para fazer parte da seleção, o interessado (a) precisa estar matriculado (a) e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou ensino técnico integrado ao ensino médio em escolas públicas da rede estadual ou federal, ter boa atuação escolar, adaptar-se facilmente à convivência com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas e ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais.
O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.
O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil.
O jovem que tenha interesse em participar ou saber mais do projeto, pode acessar o edital lançado clicando aqui.
Fonte: Ministério da Educação