Campo Grande (MS) – Dentro da Semana Nacional Antidrogras, realizada entre 19 e 25 de junho, a Secretaria de Estado de Deireitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) em parceria com o Conselho Estadual Antidrogas (CEAD/MS), realizou no sábado (25), a “2ª Mesa de Diálogos Antidrogas”, na unidade Ruth Cardoso do Programa Rede Solidária. Para a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, além de ser um momento de confraternização e reflexão, o evento foi ainda de muita informação para os participantes.
“Os moradores aqui da região do Bairro Dom Antônio Barbosa, participantes também das ações desenvolvidas no Rede, puderam também aproveitar a oportunidade e tirar dúvidas na palestra aqui oferecida pelo psiquiatra Marcos Estevão, além de se tornarem multiplicadores das informações e alertar os filhos, amigos e conhecidos sobre o real risco do uso de drogas”, destacou a secretária, lembrando ainda que as ações e cursos do Rede Solidária também são ações que visam afastar, jovens e crianças, de atividades que possam levar a dependência de qualquer tipo de droga.
Em conjunto com a palestra ministrada pelo psiquiatra, as crianças puderam aproveitar momentos de recreação, pintura facial e a distribuição de pipoca, com o som da Banda Alfa MC – da Primeira Igreja Batista de Campo Grande. A Estação Juventude, projeto da Subsecretaria de Juventude, ligada à Sedhast, também esteve presente no evento. “Agregar informação de qualidade, com cidadania para os jovens, também é uma forma de estimularmos novas perspectivas a todos”, destacou o subsecretário da pasta, Diego Mariano.
Para a superintendente de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo, a união de todos, aliada com a informação direta, é fator preponderante no sucesso da sensibilização. “A equipe da superintendência, com informação e recreação para os participantes, acaba se tornando um chamariz para o objetivo final que é o alerta máximo sobre o perigo das drogas”, disse.
Na oportunidade os jovens do ballet Tocando em Frente, projeto social da Capital, realizaram apresentação, assim como as crianças participantes do Rede também apresentaram peça teatral e número musical.
A coordenadora do Rede Solidária, Ângela Brito, juntamente com o deputado estadual Lídio Lopes e o representante da Meimei, Nilton Giraldeli, também participaram da abertura do evento.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast)
Fotos: Gisele Rodrigues (AL/MS)