Campo Grande (MS) – Com o início das atividades da Caravana da Saúde no Hospital Regional, nesta segunda-feira (06), moradores das comunidades quilombolas Tia Eva e Chácara Buriti realizaram cirurgias oftalmológicas. Após a primeira consulta, na semana passada, 13 pessoas obtiveram o diagnóstico para operação de catarata realizada nesta manhã.
Com 72 anos, Valdecidis Correa (foto acima) conta que esperava há muito tempo pela realização da cirurgia e que agora vai poder enxergar seus netos com mais facilidade. “Esperei muito tempo e nunca que essa cirurgia saia. Agora vim na semana passada e hoje já vou ser operado. Muito bom, né. Vou poder ver meus netos melhor”, conta.
Segundo Carlos Versoza, subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, pasta vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), muitos descendentes só conseguiram exames e consulta via Caravana da Saúde e com a articulação da subsecretaria. “Realizamos essas sensibilização e divulgação da Caravana da Saúde, articulando a vinda dos que necessitavam de atendimento, garantindo o acesso à saúde” disse.
Caravana no Regional – Além das demandas oftalmológicas (consultas, exames e cirurgias), serão realizados exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia e ultrassonografia, nestes casos oferecidos a pacientes que aguardam na fila do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação).
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast)