Moradores do Dom Antônio Barbosa vivem expectativa de mais paz com o Rede Solidária

Categoria: Rede Solidária | Publicado: quarta-feira, novembro 11, 2015 as 10:43 | Voltar

Campo Grande (MS) – Além de cuidados com atenção à pessoa, ao núcleo familiar e disponibilização de serviços aos moradores da região do bairro Dom Antônio Barbosa, o Programa Rede Solidária – Unidade Ruth Cardoso, programa do Governo do Estado, dirigido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), também dedicará atenção especial voltada para a segurança do cidadão. Conforme dados disponibilizados pelo Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal da Secretária de Segurança Pública (Sejusp), os delitos mais usuais no bairro são os furtos em residências e o roubo em via pública. O módulo Segurança Cidadã, um dos sete do Rede, será executado em parceria com a Sejusp e disponibilizará efetivo, que na sede do programa no bairro, monitorará a região e realizará ações de prevenção ao uso de drogas, especialmente com os jovens.

Somente na região urbana do Anhaduizinho, na qual está localizada o Dom Antônio Barbosa, entre janeiro de 2014 e outubro de 2015 foram constatados 74 homicídios e 1572 furtos em residência. Neste ano os números isolados são menores que o de 2014, tendo, por exemplo, uma redução de mais de 35 por cento na taxa de homicídios, 29 contra 45 do mesmo período de 2014.

Edson Surubi
Edson Surubi prevê mais paz no bairro com instalação do Rede

Quem comemora a instalação da unidade do Rede no bairro é o catador de produtos recicláveis, Edson Surubi, 43 anos. Para o morador a insegurança na região é motivada principalmente pelo uso de drogas. “Infelizmente a gente passa e vê os meninos fumando droga e soltos na rua. Esse projeto é a esperança de paz e pra que eles possam sair dessa e ficar de boa”, disse.

Há mais de 15 anos na mesma casa no Dom Antônio Barbosa, a auxiliar de serviços gerais e mãe de quatro filhos, Jucélia Matias, 37 anos, quase não acredita que o bairro dela receberá um projeto de grande porte. “Quando começaram a mexer ai eu pensei que não ia dar em nada, que ia ser mais uma obra sem terminar. Agora vendo que o negócio vai mesmo e vai ser bom pra gente”, relata a moradora. Em relação à segurança ela é enfática e conta que o bairro melhorou, mas ainda precisa de mais. Jucélia também diz que o problema de consumo de drogas pelos jovens é realidade diária, e que para sustentar o vício eles acabam entrando para o crime.

Módulos do Rede

Com 7 módulos de atuação o projeto busca integrar a família para construção de bases sólidas e de emancipação socioeconômica. Entre os módulos estão: Educação, Cultura e Esporte; Esporte Cidadão; Escola da Família; Saúde e Prevenção; Segurança Cidadã; Voluntariado; Horta Orgânica e Trabalho e Renda.

Serviço – O Programa Rede Solidária – Unidade Ruth Cardoso será lançado nesta sexta-feira, dia 13, às 10h, no Bairro Dom Antônio Barbosa. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estará na inauguração da unidade, ao lado do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e da vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto. Toda a comunidade sul-mato-grossense está convidada.

Texto: Leomar Alves Rosa (Vice-Governadoria e Sedhast)

Fotos: Leca

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.