Campo Grande (MS) – Além de cuidados com atenção à pessoa, ao núcleo familiar e disponibilização de serviços aos moradores da região do bairro Dom Antônio Barbosa, o Programa Rede Solidária – Unidade Ruth Cardoso, programa do Governo do Estado, dirigido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), também dedicará atenção especial voltada para a segurança do cidadão. Conforme dados disponibilizados pelo Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal da Secretária de Segurança Pública (Sejusp), os delitos mais usuais no bairro são os furtos em residências e o roubo em via pública. O módulo Segurança Cidadã, um dos sete do Rede, será executado em parceria com a Sejusp e disponibilizará efetivo, que na sede do programa no bairro, monitorará a região e realizará ações de prevenção ao uso de drogas, especialmente com os jovens.
Somente na região urbana do Anhaduizinho, na qual está localizada o Dom Antônio Barbosa, entre janeiro de 2014 e outubro de 2015 foram constatados 74 homicídios e 1572 furtos em residência. Neste ano os números isolados são menores que o de 2014, tendo, por exemplo, uma redução de mais de 35 por cento na taxa de homicídios, 29 contra 45 do mesmo período de 2014.
Quem comemora a instalação da unidade do Rede no bairro é o catador de produtos recicláveis, Edson Surubi, 43 anos. Para o morador a insegurança na região é motivada principalmente pelo uso de drogas. “Infelizmente a gente passa e vê os meninos fumando droga e soltos na rua. Esse projeto é a esperança de paz e pra que eles possam sair dessa e ficar de boa”, disse.
Há mais de 15 anos na mesma casa no Dom Antônio Barbosa, a auxiliar de serviços gerais e mãe de quatro filhos, Jucélia Matias, 37 anos, quase não acredita que o bairro dela receberá um projeto de grande porte. “Quando começaram a mexer ai eu pensei que não ia dar em nada, que ia ser mais uma obra sem terminar. Agora tô vendo que o negócio vai mesmo e vai ser bom pra gente”, relata a moradora. Em relação à segurança ela é enfática e conta que o bairro melhorou, mas ainda precisa de mais. Jucélia também diz que o problema de consumo de drogas pelos jovens é realidade diária, e que para sustentar o vício eles acabam entrando para o crime.
Módulos do Rede
Com 7 módulos de atuação o projeto busca integrar a família para construção de bases sólidas e de emancipação socioeconômica. Entre os módulos estão: Educação, Cultura e Esporte; Esporte Cidadão; Escola da Família; Saúde e Prevenção; Segurança Cidadã; Voluntariado; Horta Orgânica e Trabalho e Renda.
Serviço – O Programa Rede Solidária – Unidade Ruth Cardoso será lançado nesta sexta-feira, dia 13, às 10h, no Bairro Dom Antônio Barbosa. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estará na inauguração da unidade, ao lado do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e da vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto. Toda a comunidade sul-mato-grossense está convidada.
Texto: Leomar Alves Rosa (Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Leca