Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena (SPPPI) realiza até hoje (23), ação de saúde preventiva em Bodoquena, distante 270 quilômetros da Capital, em parceria com a Prefeitura Municipal, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS) e Hospital de Câncer de Barretos.
A iniciativa tem como finalidade atender 120 mulheres do município, em especial mulheres indígenas Kadiwéu, com exames de mamografias e preventivos. A carreta do Hospital do Câncer está instalada em frente ao antigo Posto de Saúde Maria Rita Sena Campos, na rua Manoel de Pinho, devido a dificuldade de acesso a aldeia Alves de Barros.
Para a subsecretária da SPPPI, Silvana Dias, que acompanha a ação, o resultado desses esforços garantirá o atendimento real das mulheres em suas necessidades mais básicas, possibilitando assim uma detecção e possível encaminhamento para tratamento de casos diagnosticados.
Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Fotos: SPPPI