Campo Grande (MS) – Dentro das atividades do Novembro Azul, desenvolvido pelo Governo do Estado, homens da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), puderam participar na manhã desta segunda-feira (30), no auditório da Sedhast, de palestra sobre o câncer de próstata, seus efeitos e tratamento. A secretária-adjunta da Sedhast, Elisa Nobre, também acompanhou o evento.
Proferida pelo médico da Secretaria de Estado de Saúde, Nelson Trad Filho, os participantes puderam fazer questionamentos e saber, por exemplo, que a média de idade para exames como o PSA (exame de sangue) e toque da glândula, são recomendados para os 40 anos e não mais aos 45 anos. Fatores como alimentação e histórico familiar também foram destacados como condicionantes para o aparecimento de problemas relacionados à próstata.
Novembro Azul – é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade em geral e em especial aos homens, para sensibilização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)