Campo Grande (MS) – Dentro da agenda de eventos que marca as comemorações do Mês da Consciência Negra, o subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Carlos Versoza, debateu, na manhã desta terça-feira (10), com acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), assuntos relacionadas ao movimento negro, racismo e diversas formas de preconceito na sociedade. O debate também fez parte do I Congresso Universitário do Diretório Central Estudantil (DCE/UCDB).
De acordo com o subsecretário da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Subpirc), pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), o movimento é oportuno e marca uma situação positiva em que as questões relativas às minorias são discutidas dentro da academia, em um estado da federação em que mais de 50 por cento da população se considera negra ou parda, conforme o IBGE. “Este é um espaço de discutirmos o papel e o potencial das minorias em nossa sociedade. Precisamos discutir racismo e todas as formas de preconceito, bem como o acesso do jovem negro ao ensino superior. Vocês, que hoje estão na faculdade, serão no futuro gestores e participantes ativos das políticas públicas e precisam estar atentos para esses debates, como as ações que estaremos realizando também durante todo esse mês”, completou Versoza.
Aleida Batistoti, presidente do DCE/UCDB, revela que a ideia de trazer esse debate para o primeiro congresso surgiu a partir de constatações observadas na própria universidade. “Vemos poucos negros, indígenas e oriundos de escolas públicas no ensino superior. Trazer para debate esses temas latentes na sociedade faz com que o meio acadêmico não se torne uma bolha isolada da sociedade”, destacou.
Também participou do debate a conselheira Romilda Pezani, do Conselho Estadual de Direitos do Negro (Cedine) e a ativista Ana Luiza Cordeiro.
Agenda – Ainda dentro das comemorações do Mês da Consciência Negra a Subpirc já realizou ações como a Feira de Produtos Quilombolas, na Sedhast e o seminário Presente de Oxum, nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A agenda reserva ainda palestras em escolas da Capital sobre racismo e discriminação e também o evento Miss Beleza Negra em Bataguassu. A programação pode ser conferida clicando aqui.
Mês da Consciência Negra – O Mês da Consciência Negra lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País. A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão do racismo e suas consequências e a inserção dos negros na sociedade brasileira.
Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, foi o principal líder do Quilombo de Palmares, em Alagoas, uma das áreas de abrigo e moradia usadas pelos escravizados quando fugiam do domínio dos senhores de engenho.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria e da Sedhast)