Campo Grande (MS) – “Não dói e é a melhor forma de prevenção”. Destacou a técnica Nancineide Gonçalves, 47 anos, ao aguardar pela realização do exame de Papanicolau e mamografia, gratuitos, que estão sendo realizados na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), nesta quinta-feira (13), pela carreta do Hospital de Câncer de Barretos. A expectativa é de atender 117 servidoras inscritas para os exames, dentro do Outubro Rosa.
Nancineide conta que desde os 30 anos faz mamografia. “Tenho casos de outros tipos de câncer na família e sempre vi na prevenção a melhor forma de me cuidar”, ressalta. A técnica, lotada na Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), também diz que a timidez e o medo dos exames não podem ter vez, frente a importante e conceituada ferramenta de prevenção, que são os exames do referendados Hospital de Câncer de Barretos.
Aos 43 anos, a assistente social, Elza de Souza, mãe de três filhos, realiza a mamografia pela primeira vez. “Por recomendação vou, a partir de agora, realizar sempre a mamografia, como já fazia com outros exames preventivos”, disse.
Outro ponto levantado pela assistente social é a importância de repassar e sensibilizar as mulheres sobre os benefícios dos exames preventivos. “Acho importante repassarmos sempre a importância dos exames e é o que faço com minhas duas filhas, já mostrando como serão necessários quando chegar a vez delas”, aponta.
A secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, que é uma incentivadora da campanha, enalteceu a parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, que possibilita a muitas mulheres o acesso a exames de forma ágil e eficiente.
Elisa lembra ainda de seu caso pessoal quando em 2012, num exame de rotina, foi descoberto um nódulo que veio a ser diagnosticado como câncer de mama. “Com base no que vivi, aconselho a todas as mulheres a se cuidarem, conhecerem seu corpo e terem o hábito de fazerem os exames periódicos, o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura”, incentivou a secretária.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.
Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Fotos: Ana Paula Oliveira