Campo Grande (MS) – Em “Roda de Conversa” com os servidores da Secretaria de Estado de Administração (SAD), a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) abordou a luta das mulheres para conquistar espaço na área profissional, na manhã desta quinta-feira (3), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
A subsecretária Luciana Azambuja Roca, destacou a parceria com outras secretarias para avançar nas políticas públicas e dos desafios para alcançar a igualdade de gêneros em cargos e salários. “Mesmo diante de avanços no que diz respeito à igualdade entre os gêneros como assegura a Constituição, mulheres ainda ocupam cargos de menor peso no mercado de trabalho e nas posições políticas administrativas. Para mudar esse cenário, é necessária a informação e educação contínua a esse respeito”, reforçou a subsecretária.
Ao longo do século XX o protagonismo das mulheres no desenvolvimento das políticas, cargos e carreiras avançou muito e ainda há campo para ser desbravado. Segundo a cientista social e técnica da Subsecretaria da Mulher, Elis Lima, que proferiu a palestra. “Cargos em destaques eram exclusivos dos homens, hoje esse quadro já mudou, entretanto ainda há muitas injustiças e muito a ser conquistado”, descreveu Elis.
O preconceito e o machismo ainda são fatores preponderantes no meio profissional. A violência contra a mulher também ajuda a evidenciar esse quadro. Segundo o mapa da violência, Mato Grosso do Sul ocupa a nona colocação em relação aos homicídios de mulheres.
Mês da Mulher – No mês em que se comemora o Dia da Mulher (8 de março), a Subsecretaria da Mulher está com programação especial com diversas palestras, oficinas, orientações em vários setores e órgãos do executivo e reuniões com beneficiárias do Programa Vale Renda. Na próxima terça-feira (8), haverá reunião com o governador Reinaldo Azambuja para a divulgação das parcerias referentes às políticas e ações da SPPM no ano de 2016.
Texto e foto: Solange Mori – Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast