Campo Grande (MS) – Visando um atendimento de qualidade para as crianças abrigadas pelo Lar do Menor de Glória de Dourados, que acolhe também os municípios próximos como Juti, Jateí e Deodápolis, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho e governadora em exercício, Rose Modesto, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (26), o desembargador do Tribunal de Justiça e titular da coordenadoria da Infância e Juventude, Eduardo Machado Rocha, responsável por promover a articulação interna e externa da Justiça da Infância e da Juventude com os órgãos governamentais e não governamentais.
Também acompanharam a reunião o juiz Juliano Baungart, o prefeito de Jateí, Arilson Nascimento Targino, de Glória de Dourados, Arceno Júnior e de Deodapólis, Maria Viana.
Para o juiz Juliano Baungart, Glória de Dourados e cidades vizinhas necessitam de um novo ponto para abrigo de crianças que chegam ao lar por diversos motivos, já que a atual casa não atende satisfatoriamente ao todo do serviço. “Hoje atendemos, em média, oito crianças, mas esse número pode aumentar e até dobrar. Para isso temos que contar com uma estrutura física maior e adequada para essas crianças”, disse.
De acordo com o prefeito de Glória de Dourados, o lar criado em 1987, era mantido até 2012, em parceria com uma entidade filantrópica, mas que atualmente conta poucos recursos. “Temos uma parceria com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul) para desenvolvermos a planta do novo prédio e com o apoio do governo do Estado iniciarmos uma nova construção. Não temos recursos suficientes para realizarmos esse projeto sozinho”, ressaltou.
A governadora em execício declarou que o governo do Estado irá buscar uma ação conjunta que possa viabilizar a realização dessa obra beneficiando, ainda mais, as crianças atendidas. “O governo do Estado entende essa demanda e se sensibiliza com ela. Hoje, já realizamos repasses financeiros por meio de convênios da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), mas vamos reunir a equipe da secretaria para verificarmos a possibilidade de ajudarmos ainda mais o Lar do Menor”. A governadora em exercício complementou ainda que a articulação com outras secretarias de governo é uma alternativa para a efetiva execução da obra.
Leomar Alves Rosa (Assessoria vice-governadoria e Sedhast)