Campo Grande (MS) – Em seu último dia de trabalho, a VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos vota hoje (11) as propostas que irão compor o relatório final da conferência e elege também os delegados para a 12º Conferência Nacional dos Direitos Humanos, no mês de abril de 2016 em Brasília. Entre os pontos altos das discussões até o momento está a proposta de sensibilização da sociedade sobre o real sentido dos Direitos Humanos.
Ponto esse que defende o participante e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Gerson Gonzaga. Para o advogado a sociedade brasileira ainda tem muito que se informar sobre realmente o que é Direitos Humanos. “Precisamos informar e debater com a sociedade o que realmente é Direitos Humanos, que por sinal o nosso País é signatário de vários tratados internacionais que exigem o cumprimento desses direitos em prol de todos”, disse.
Estudante do curso de relações internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Adriana dos Santos, acredita que a aplicação dos Direitos Humanos passa pelo olhar aos refugiados e migrantes que chegam ao país pelas fronteiras de MS, como Ponta Porã e Corumbá. “Temos visto em estudos que nosso estado tem sido além de porta de entrada, também lugar de fixação dessas pessoas. Políticas Públicas e a sensibilização das pessoas que moram aqui são necessárias para que esses migrantes e refugiados se sintam integrados e verdadeiramente acolhidos em seus direitos”, destacou.
Participaram do evento representantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Cedine), Neila Mendes, membros de ong’s, associações, segurança pública, Ministério Público, Defensoria Pública.
Audiência Pública – Em novembro, audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, em parceira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), resultou em início de estudos para a implantação em MS do Comitê Estadual do Migrante e Refugiado. No Brasil existem apenas cinco comitês específicos localizados no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Rio Grande do Sul.
A programação completa da VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos pode ser conferida clicando aqui.
Serviço
A Unigran está localizada na Rua Abraão Júlio Rahe, 325, no centro de Campo Grande.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)