Campo Grande (MS) – Desde 2007 o Governo do Estado inseriu a disciplina de Relações de Gênero no conteúdo curricular dos cursos de formação de policiais civis, militares, bombeiros militares e delegados no âmbito de Mato Grosso do Sul, acrescentando dentro do conteúdo o combate à homofobia. Nesse sentido, e em continuidade das ações do Maio da Diversidade, alunos da Polícia Militar de Paranaíba foram capacitados na última sexta-feira (15) com palestra e orientação sobre atendimento à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
Na capacitação os alunos foram preparados para abordar o cidadão de acordo com o respeito à diversidade e aos direitos humanos. A iniciativa visa aprimorar as polícias públicas de proteção a população LGBT e a redemocratização dos organismos policias, com ênfase na cidadania.
O coordenador do Centro de Referência e Combate à Homofobia, Leonardo Bastos, treinou os alunos da sede do 13º Batalhão da Polícia Militar em Paranaíba e disse que “a Polícia Militar cada vez mais tem sensibilidade para essa temática. Nosso papel é contribuir tecnicamente com formação desses policiais orientando-os no que se refere à abordagem respeitosa a população LGBT”, destaca o coordenador.
Em alusão ao Dia Estadual de Combate à Homofobia (17 de maio), o Centro de Combate à Homofobia (CentrHo) órgão ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) divulgou calendário com diversas atividades culturais e informativas relacionadas com temas importantes para a comunidade LGBT.
A data foi criada no início da década de 1990, quando a Organização Mundial de Saúde substituiu o termo ‘homossexualismo’ (que sugeria um distúrbio) por ‘homossexualidade’. A mudança na nomenclatura ajudou a derrubar resistências e fortaleceu a bandeira da igualdade.
Programação
A programação do CentrHo prossegue nesta segunda-feira (18) com reunião ordinária do Conselho Estadual da Diversidade Sexual (CEDS) e amanhã (19) acontece a posse da Comissão Intersecretarial de Políticas Públicas LGBT do Governo do Estado.
Solange Mori (Vice-Governadoria e Sedhast)
Foto: divulgação