Campo Grande (MS) – “Estamos privadas da liberdade, mas não estamos privadas de informações sobre nossos direitos como mulher”. Com essas palavras, a interna do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Zorzi de Campo Grande Juliana Jaskulski, 24 anos, falou durante palestra na manhã desta segunda-feira (16), promovida pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
Juliana destacou o interesse em conhecer mais sobre os direitos e a valorização da mulher. “Às vezes pensamos que perdemos todos os nossos direitos, mas a realidade é que estamos privadas apenas da liberdade. Aqui aprendemos muito mais do que se estivéssemos livres na sociedade”, ressaltou a interna.
A palestra faz parte do projeto Roda de Conversa, da Subsecretaria, que leva a vários órgãos governamentais e não governamentais, informações sobre os direitos da mulher, o debate para prevenção, combate a qualquer tipo de violência e, encaminhamento de possível denúncia.
A diretora do presídio, Mari Jane Carrilho, reforçou a parceria com a Sedhast, e falou da qualidade do trabalho realizado pela equipe da Secretaria no estabelecimento penal. “Hoje estamos com 385 detentas e quando acontecem eventos como esse, destaca a importância delas para a sociedade. Elas sentem-se valorizadas, melhora a autoestima e saem com grande aprendizado e isso reflete diretamente no comportamento e convívio interno”, disse Mari Jane.
Além dos direitos das mulheres, a ação de hoje contou com a participação de estudantes de Enfermagem da Unigran (Universidade da Grande Dourados) que palestraram sobre saúde da mulher, principalmente prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
A próxima ação da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres será realizada no presídio feminino em Ponta Porã neste fim de semana, durante a Caravana da Saúde.
Solange Mori (Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Xuxa