Campo Grande (MS) – Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (03), no Parque dos Poderes, na Capital, os membros do Comitê Gestor Estadual para a Erradicação do SubRegistro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (Ceesrad), ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), discutiram a implantação do projeto ‘MS na Mobilização pela Erradicação do Subregistro Civil e Documentação Básica nas Fronteiras’.
Na oportunidade se discutiu o trabalho com 12 municípios, como Antônio João, Aral Moreira, Bela vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Japorã, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Amambaí, Aquidauana e Sidrolândia. O primeiro município a desenvolver o projeto piloto será Paranhos, iniciando em 29 de agosto.
O projeto será desenvolvido em três etapas: 1º) etapa: aplicar a oficina com o objetivo da construção do fluxo de encaminhamento de documentos; 2º) etapa: preparação para a realização dos mutirões, emissão de documentos; 3º) etapa: Monitoramento do fluxo de encaminhamento de documentos.
CEESRAD – O Comitê é composto por diversos órgãos e parceiros, que juntos se mobilizam para possibilitar o acesso básico a todo cidadão que necessite de documentação. Entre eles a Certidão de Nascimento, RG, CPF e carteira de trabalho, facilitando até a inserção em programas sociais do governo.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast)
Foto: Ana Paula Oliveira