Campo Grande (MS) – A vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, esteve reunida, nesta segunda-feira (23), com a Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso do Sul para elaboração de um Plano de Estadual que visa erradicar o trabalho forçado, mediante ações voltadas à prevenção, educação, repressão e políticas públicas para geração de alternativas de trabalho e renda.
Segundo Maucir Pauletti, da Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho em MS, a construção desse plano tem o intuito de pautar ações e colocar na política do estado o interesse de reduzir e acabar com o trabalho escravo no Estado. “Nosso objetivo é a erradicação, mas, nesse primeiro momento, vamos nos pautar pela redução. Por meio do plano vamos condensar os dados e ter os números exatos e assim, fazer um mapeamento para implantar as ações necessárias”, disse Maucir.
A vice-governadora colocou a pauta como urgente e solicitou o empenho de todos da comissão para a elaboração do plano. “A construção do plano é fundamental para auxiliar no combate ao trabalho escravo que fere os princípios da dignidade humana”, ressaltou Rose.
Também participaram da reunião, a secretária adjunta da Sedhast, Elisa Cleia Rodrigues, o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, e os membros da comissão Cláudia Souza e Edson Lima.
Texto: Solange Mori
Foto: Leca