Campo Grande (MS) – “Cuidando de Quem Cuida” essa foi a forma especial do Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE) homenagear nesta sexta-feira (25), as mulheres que possuem filhos, netos e sobrinhos, em atendimento ofertados pelas APAEs de Campo Grande. Durante todo o dia de hoje, essas mulheres serão atendidas gratuitamente em vários setores governamentais e ainda, poderão cuidar da beleza e saúde.
A vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, esteve na abertura do evento. “Nós temos de cuidar dos outros, mas também não podemos esquecer de cuidar da gente mesmo. Muito bonita essa mobilização aqui”, declarou.
Segundo a diretora do CEDEG/APAE, Zuleide Borges Chaves, como o próprio nome do evento diz, “Cuidando de Quem Cuida”, é uma forma de facilitar a vida dessas pessoas, trazendo para dentro da escola os atendimentos que muitas mulheres necessitam, mas por falta de tempo, acabam sempre deixando para depois. “Essas mulheres dedicam-se quase que, exclusivamente, para cuidar do filho, ou parente, e acabam não tendo tempo para cuidar de si mesmo. Esse momento é importante, pois aqui elas podem ser atendidas nas mais diversas áreas, tendo a segurança de que filho está bem cuidado”, destacou a diretora.
Essa foi a primeira ação dessa natureza e a escola pretende realizar mais eventos como este durante todo o ano. A ação conta com ações de beleza, orientações para o consumidor, e diversos outros esclarecimentos prestados pelos parceiros como a Secretaria de Estado de Saúde; Cassems; 67º Promotoria de Direitos Humanos; CAO Direitos Humanos; Unigran; Hospital do Câncer Alfredo Abraão Siufi; Hospital do Câncer de Barretos; Base Área de Campo Grande; Óticas ReviverCasa da Mulher Brasileira; Agência Estadual de Habitação (Agehab); Senac; Escola de Cabeleireiro Flavinho, Fonte de Beleza Designer, além da Sedhast por meio do Procon e Vale Universidade.
CEDEG/APAE– Presta serviços à comunidade há 45 anos, e atualmente atende aproximadamente 400 crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência mental e/ou associada. A instituição oferece desde a alimentação orientada por nutricionista, atendimento médico, odontológico, psicológico, fisioterapêutico, fonoaudiológico, transporte, e todo apoio necessário para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.
Os atendimentos estão sendo feitos na Rua Joana D’Arc, 1450, Bairro Santa Branca, das 8h às 17h.
Solange Mori (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Leca