Campo Grande (MS) – Elisa Cleia Nobre, titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, empossou na manhã desta terça-feira (14), no auditório da Sedhast, os componentes do Núcleo Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social do Estado de Mato Grosso do Sul (NEEP/SUAS-MS). “Precisamos cumprir nossas tarefas como profissionais que somos, e avançarmos frente ao cenário nacional para mantermos nosso Estado no patamar de referência na política do SUAS”, enfocou a secretária da Sedhast.
O núcleo formado por representantes da área da Assistência Social ficará responsável por deliberar e pactuar as demandas e competências das qualificações. É uma instância de consulta e assessoramento dos órgãos gestores do Sistema Único de Assistência Social e tem como objetivo contribuir para a valorização dos trabalhadores do SUAS, privilegiando a qualificação técnica de todos aqueles que atuam na área.
Mato Grosso do Sul pioneiro nos cursos de capacitações voltados aos trabalhadores da área, é o único do País a ter uma escola específica para esse fim. A Escola do SUAS – Mariluce Bittar, inaugurada em 2015, já vem desenvolvendo diversos cursos do CapacitaSuas.
Segundo o superintendente da Política de Assistência Social, Sérgio Vanderly, a composição desse núcleo é mais um avanço. “Passamos por várias fases durante a implantação do SUAS, e hoje contemplamos mais um motivo de celebração, que é a materialização desse Núcleo de Educação Permanente”, destacou o superintendente.
Núcleo – A Política Nacional de Educação Permanente do SUAS estabelece que os núcleos de educação permanente devam ser instituídos nas três esferas de gestão: União, estados e municípios. Em Mato Grosso do Sul, o NEEP/SUAS-MS foi instituído em 2015 pelo decreto estadual 14.318.
Componentes – O Núcleo é composto por profissionais da Sedhast, pela Coordenadoria de Apoio à Gestão do Suas, pela Coordenadoria da Proteção Social Básica e Especial, pela Escola de Assistência Social de MS; por representantes do Conselho Estadual de Assistência Social, conselhos de classe e trabalhadores da área indicados pelo Fórum Estadual dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Mato Grosso do Sul; representantes de Instituições de Ensino Superior (IES); e representantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de MS.
Solange Mori – Sedhast