Campo Grande (MS) – Em sua terceira edição, a Rota do Desenvolvimento esteve em Dourados, no último fim de semana (22 a 24 de outubro) para a etapa da região Centro Sul. E para fomentar o empreendedorismo juvenil e empreendedorismo feminino, a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas da Juventude e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, esteve no evento para incentivar a criação de novos negócios.
A Subsecretaria da Juventude palestrou sobre o planejamento de plano de negócio e a captação de recursos financeiros, por meio da linha de crédito específica, Jovem Cidadão Empreendedor, disponível no Banco do Cidadão. Essa linha de crédito disponibiliza até R$ 8 mil com taxa de juros de 1.8% ao mês, a serem pagos com 24 meses, tendo carência de 2 meses para iniciar a quitação.
Para o subsecretário da Juventude, Thiago Freitas, provocar nos jovens a busca pelo empreendedorismo e a criação de novos negócios é a proposta do Governo do Estado. “Os jovens têm grandes potenciais que precisam ser trabalhados, às vezes o que falta é incentivo. Orientamos esses jovens os procedimentos para captação de recursos financeiros e damos todo suporte para a criação do plano de negócios”, reforçou Thiago.
Um grande exemplo é do empresário Adilson Barison, que no segundo ano de faculdade, cursando Ciências da Computação, procurou uma incubadora de empresas na própria universidade que deu todo suporte para a idealização do seu negócio inovador, com zero de recursos. Na época com 19 anos, o empreendedor morador de Dourados, idealizou uma empresa de tecnologia da informação. Ele desenvolveu vários aplicativos, entre eles, um para encontrar profissionais no mercado de trabalho, que teve repercussão internacional e conquistou o prêmio da UKTI, no Reino Unido. “Sou a prova de que somos capazes de conquistarmos grandes mercados. Não importa se você é do interior ou de grande metrópole, o sucesso depende do esforço de cada um. Hoje a empresa está estruturada, tem sede própria, 10 pessoas na equipe todos formados na área da computação, e atua em nível nacional e, em alguns países”, descreveu Adilson.
Mulheres
No painel “Mulheres de Negócios: Empreendedorismo Feminino em pauta”, a subsecretária da Mulher, Luciana Azambuja Roca, a convite de Maristela de Oliveira França, diretora de Operações do Sebrae, destacou a importância da autonomia econômica das mulheres para o rompimento do ciclo de violência doméstica. “A parceria com o Sebrae é uma ótima oportunidade de abordarmos o empreendedorismo feminino, é necessário destacar a busca pela autonomia econômica, a fim de que essas mulheres possam ser protagonistas da própria vida. Muitas microempreendedoras conseguiram sair de um ciclo de violência depois de conquistar a independência financeira”, reforçou Luciana.
Rota do Desenvolvimento – A Rota é realizada pelo governo do Estado em parceria com o Sebrae e outras entidades do setor produtivo de Mato Grosso do Sul, com objetivo de promover a interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica sul-mato-grossense. Foram quatro dias de programação, com palestras, mesas, debates, workshops e atendimentos voltados a empresários e empreendedores de toda a região Centro Sul do Estado.
Participam os municípios de Amambaí, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Nova Alvorada, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.
Solange Mori (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)
fotos: divulgação