Campo Grande (MS) – Para elaboração de dados de informação para análise qualitativa e quantitativa dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) realiza nesta quarta-feira (25), em período integral, a ‘Oficina de Capacitação de Multiplicadores para a implantação e utilização do Prontuário Suas’, voltada a gestores e técnicos municipais.
São 69 municípios que participam dessa capacitação e vão ser multiplicadores em suas regiões. A oficina visa esclarecer sobre o preenchimento do prontuário, que tem como objetivo contribuir para a organização e qualificação do conjunto de informações necessárias ao diagnóstico, planejamento e acompanhamento do trabalho social realizado com as famílias e indivíduos. É basicamente um senso social.
Segundo o superintendente da Política de Assistência Social do Estado, Sérgio Vanderly, “o prontuário garante a informação num banco de dados, a organização, o sigilo e mais do que isso, assegura o trabalho do profissional. Por meio dessas informações é possível obter um parâmetro da evolução da política em todo o território nacional”, disse Vanderly.
O Prontuário
O Prontuário Suas é subdividido em blocos que registram informações sobre identificação e endereço da família, forma de acesso ao serviço ou unidade e razão do primeiro atendimento.
Nesse cadastro também é registrado as informações sobre as características socioeconômicas da família, características do domicílio, identificação de vulnerabilidades, riscos e violações de direitos, acesso da família (ou indivíduo) a serviços e benefícios, registro dos encaminhamentos realizados e informações relativas à referência e contra referência.
Solange Mori (Assessoria de Comunicação Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Luiz Valney