Campo Grande (MS) – Dentro das celebrações ao Dia do Índio, comemorado no último dia 19, e com o objetivo de discutir e refletir sobre os sistemas de vida praticados pelos índios, sensibilizando a sociedade para com a causa indígena e contribuindo na elaboração de políticas públicas para as demandas desses povos, o Governo do Estado, realiza a partir do próximo dia 26 na Capital, a “Semana Estadual dos Povos Indígenas 2016” e o “I Fórum de Mulheres Indígenas de MS”. Dentro das programações estão previstas ações como o curso “História e Culturas Indígenas” e palestra sobre a “Mulher Indígena e Globalização”. Os eventos têm entrada gratuita.
Realizada por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena (SPPPI), que é ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), a “Semana Estadual dos Povos Indígenas 2016”, acontece de 25 a 29 de abril, com apresentações culturais, mostra de cinema e minicursos, realizadas no Museu da Imagem e do Som (MIS), Morada dos Baís e Memorial da Cultura.
Dentro da Semana o “I Fórum de Mulheres Indígenas de MS”, terá a abertura realizada no dia 28, a partir das 8h, no teatro Aracy Balabanian, na Capital. Na programação do dia estão previstas atrações culturais como a dança Siputrena Mulheres da aldeia Taunay/Ipegue e ainda palestra sobre a Lei Maria da Penha.
Os eventos também contarão com parcerias do Conselho Estadual dos Direitos do Índio (Cedin/MS); da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (Sectei).
Resumo da Programação
Dia 25: Abertura oficial, às 19h, na Morada dos Baís
Dia 26: Ritual com representantes de etnias, às 8h, no Parque das Nações Indígenas
Abertura de exposição fotográfica, às 13h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS)
Exibição de vídeos, às 19h30, no MIS
Dia 27: Mini cursos, a partir das 8h, no Centro Cultural José Otávio Guizzo
Dia 28: Abertura do Fórum de Mulheres Indígenas, às 8h, no MIS – palestras até às 17h; no Centro Cultural José Otávio Guizzo
Dia 29: Palestra “Mulher Indígena: família, educação e saúde”, dentro do Fórum de Mulheres Indígenas, a partir das 8h30 no Centro Cultural José Otávio Guizzo.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast)
Foto: Leca