Campo Grande (MS) – Com a participação de gestores, trabalhadores, movimentos sociais e parlamentares, visando o desenvolvimento de mais ações e parcerias para a área da assistência social, foi aberto na manhã desta sexta-feira (04), na Capital, o ‘Seminário Estadual de Seguridade Social’ e também realizado o relançamento da ‘Frente Parlamentar de Assistência Social’.
Para Elisa Cleia Nobre, titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a política da assistência social é a base da sociedade. “Esse é um momento de luta no qual devemos nos unir e buscar novas perspectivas, e ainda colocar em prática a luta em defesa da assistência social”, pontuou a secretária na abertura do evento promovido e realizado pela Assembleia Legislativa de MS.
Com o relançamento da Frente Parlamentar de Assistência Social, criada em 2009, une-se esforços para a efetividade da Política Estadual de Assistência Social, no sentido de fortalecer os princípios da descentralização e da municipalização, com repasse de recursos regulares e automáticos, conforme esclareceu o proponente da solenidade e membro da Frente Parlamentar, deputado estadual João Grandão.
A programação do evento inclui ainda, pela manhã, a palestra da assistente social, Ana Lígia Gomes, ex-secretária Nacional de Assistência Social, tendo como debatedores o superintendente da Política da Assistência Social da Sedhast, Sérgio Wanderly e a professora Mestre, Valdete de Barros Martins.
Na parte da tarde, Raquel Alvarenga, mestre em serviço social pela Universidade Federal da Paraíba, debate o ‘Desmonte na Seguridade Social: rebatimento da política de previdência e saúde’, juntamente com a trabalhadora da área, Fernanda Puerta.
Também participaram da abertura do evento a coordenadora da Sedhast, Taciana Silvestrini; o presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) – 21º Região/MS, Valdereis Freitas; além de representantes da OAB/MS.
Serviço
Evento: Seminário Estadual de Seguridade Social.
Local: Assembleia Legislativa de MS, Parque dos Poderes, Capital.
Horário: 8h às 16h
Texto: Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Fotos: Ana Paula Oliveira