Seminário promovido pela Subsecretaria da Igualdade Racial questiona atual significado do 13 de maio no Brasil

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 12, 2015 as 10:01 | Voltar

Campo Grande (MS) – A abolição da escravatura no Brasil realmente aconteceu com a assinatura da Lei Áurea no dia 13 de maio de 1888? O questionamento será abordado pela professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Vanderleia Mussi, a partir de amanhã (13), às 8 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), na Capital.

A vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, também participa da abertura do evento que será o primeiro de quatro seminários que serão realizados pela Subsecretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpop), ligada à Sedhast.

O evento contará com vários palestrantes e pretende discutir o real significado da Lei Áurea para a população brasileira e de acordo com o subsecretário da Igualdade Racial, Carlos Versoza, trata-se de um tema que merece atenção e uma ampla discussão na sociedade. “Essa desconstrução do 13 de maio é uma forma de refletirmos e analisarmos se os aproximadamente 4 milhões de escravos que chegaram ao Brasil foram realmente libertos. Essa desconstrução da data histórica é necessária para que haja uma mudança de paradigmas e para reforçar ainda mais as ações afirmativas que são desenvolvidas”, disse.

Segundo a professora Vanderleia Mussi a questão da escravidão persiste na sociedade brasileira, mas com outras faces. “Temos hoje um cenário no Brasil em que há um multifacetamento das condições de escravidão e isso acaba refletindo em um maior grau de dificuldade ao acesso às linhas de reparação e contribuindo para um racismo velado dentro das escolas e na sociedade em geral”. A professora ainda ressalta que formas de parceira entre Poder Público e o meio acadêmico, contribuem para que haja um esclarecimento maior sobre o tema.

Além da Sedhast o seminário também percorrerá outras entidades parceiras como UFMS, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) e Universidade para o desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp). A programação completa pode ser conferida   no link PROGRAMAÇÃO_SEMINÁRIO.

Subsecretaria de Igualdade Racial

Criada em janeiro deste ano, a Subsecretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, reforça o compromisso do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no combate às desigualdades raciais, dando maior autonomia e poder de ação na execução dos trabalhos. Anteriormente em 1999, com a Coordenadoria de Combate ao Racismo e, em 2002, com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, as ações desenvolvidas eram ligadas exclusivamente à Governadoria.

Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast)

Foto: Xuxa

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.