Campo Grande (MS) – Os servidores da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), receberam na manhã desta sexta-feira (20), no auditório da secretaria, a palestra sobre o maio amarelo. As informações foram repassadas pelo gestor de educação do Detran/MS, Ivar Custódio da Silva.
Para o superintendente de Administração e Finanças da Sedhast, Adriano Chadid, que abriu a palestra representando a secretária titular da pasta, Elisa Cleia Nobre, dialogar sobre as atitudes no trânsito é de suma importância e deve ser constante. O superintendente lembrou ainda um dado que aponta mais de 600 acidentes, em 2015, nas avenidas Mato Grosso e Afonso Pena, que dão acesso ao Parque dos Poderes, alertando os servidores da importância e colaboração para diminuição dessas estatísticas em 2016.
A Unidade de Suporte, Orientação e Desenvolvimento de Pessoas (Udep), da Sedhast, realizou o trabalho de sensibilização interna junto aos servidores. Vários ainda, atendendo a um pedido da Udep, vieram vestidos com peças amarelas no expediente de hoje.
Maio amarelo – Com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito, durante todo o mês de maio acontece a campanha Maio Amarelo. Utilizando um fitilho amarelo como símbolo, o movimento internacional quer mobilizar a sociedade e conscientizar o público para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes.
O maio amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast)
Fotos: Ana Paula Oliveira