Campo Grande (MS) – A Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (SubPop), ligada a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), fará o levantamento da comunidade quilombola remanescente em Bataguassu.
Para tratar desse assunto, a coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, Marilza Barros, participou, na quarta-feira (4), de audiência com o subsecretário Carlos Versoza e a coordenadora Leci Marques.
De acordo com a coordenadora da pasta, após esse processo, a solicitação de certificação de comunidade quilombola deve ser efetuada com a Fundação Palmares.
Em dados atuais, Mato Grosso do Sul conta com 22 comunidades quilombolas reconhecidas no Estado, sendo quatro em Nioaque; três em Campo Grande; três em Corumbá e uma em Terenos, Sonora, Pedro Gomes, Corguinho, Jaraguari, Rio Negro, Dourados, Figueirão, Maracaju, Rio Brilhante, Aquidauana e Bonito.
A equipe da SubPop prepara a elaboração de projetos para a captação de recursos com a finalidade de atender a geração de emprego e renda nessas localidades, como também a elaboração do Plano Estadual para a Promoção da Igualdade Racial.