Campo Grande (MS) – Com a finalidade de apoiar e preparar os técnicos do Programa Vale Renda para serem multiplicadores de informação para os beneficiários do Programa, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) promove nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) capacitação sobre Saúde da Mulher e Diversidade Sexual.
Nesse primeiro dia, a capacitação abordou a saúde da mulher com palestra proferida por representantes da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres e da Secretaria estadual da Saúde. O objetivo é ampliar e facilitar as possibilidades das beneficiárias às informações, especialmente, para garantir o acesso a atendimentos adequados.
O curso vai dar suporte para que a equipe de trabalho tenha condições de orientar, detectar as deficiências e assim, atuar sobre as dificuldades encontradas nas famílias que participam das reuniões socioeducativas do Programa e consequentemente, orientá-las ao tratamento.
Rosângela Teixeira de Souza, representante da Unidade de Apoio Pedagógico do Vale Renda, disse que as informações vão servir de apoio. “É importante que a equipe seja qualificada com informações atualizadas para orientar as beneficiárias sobre prevenção, sobre os direitos da mulher e até mesmo onde buscar auxílio na rede socioassistencial”.
Além das orientações da saúde da mulher e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), as técnicas participaram de palestras sobre o dia a dia da profissional que enfrenta duas jornadas, em casa e no ambiente de trabalho.
A técnica do Vale Renda, Sonia Giraldelli, citou a força da mulher como dona de casa. “A casa funciona como uma empresa, onde necessita de gerente, auxiliares em todas as áreas, entretanto, na maioria dos casos apenas a mulher fica com as funções”, ressaltou.
Amanhã (22) as técnicas receberão orientações do Centro de Referência e Combate à Homofobia (CentrHo) sobre Diversidade Sexual.
Solange Mori (Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Xuxa