Campo Grande (MS) – Técnicos e agentes da Unei (Unidade Educacional de Internação) Estrela do Amanhã, receberam, nesta semana, o 1º Treinamento em Desenvolvimento Pessoal e Direitos Humanos. A parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos (SUPDH) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), reuniu 15 servidores que atuam diretamente com os adolescentes privados de liberdade.
O objetivo foi treinar esses servidores para sensibilizar e desmistificar a política dos direitos humanos, que muitas vezes é distorcida da realidade. Essa capacitação é específica para esse público e enfoca a valorização do servidor e a garantia de uma melhor execução das atividades de ressocialização do adolescente privado de liberdade.
Para a assistente social da Sedhast, Gislaine Soares, a abordagem é enfatizar que além dos direitos de todo ser humano há também os deveres que devem ser cumpridos. “Nessa capacitação destacamos a importância do dever e não somente dos direitos, bem como disciplinas e regras de conduta. A reflexão que deixamos é que o direito humano não se preocupa somente com os presos e suspeitos, ele prima também, pelos direitos dos demais membros e comunidades”, pontuou a assistente social.
Solange Mori – Sedhast
foto: divulgação