Campo Grande (MS) – Continuam abertas até o próximo dia 03 de agosto as inscrições do Programa Vale Universidade (PVU) processo seletivo de inverno 2015. São 500 novas vagas para acadêmicos já matriculados em universidades e faculdades do Estado. O candidato interessado em participar da seleção deve realizar sua inscrição no site da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), no endereço eletrônico www.sead.ms.gov.br.
No dia 05 de agosto será divulgada a lista de pré-habilitados e entre os dias 10 a 13 de agosto, o acadêmico deverá apresentar a documentação exigida.
Atualmente, o programa atende 1.467 alunos em universidades e faculdades de todo o Mato Grosso do Sul; com as novas 500 vagas, o Programa está próximo de alcançar a marca de 2 mil acadêmicos beneficiados.
O programa atende estudantes de universidade públicas e privadas. No caso das privadas, o programa banca 90% dos custos da mensalidade, sendo 70% por conta do governo do Estado; 20% é de responsabilidade da instituição de ensino e 10% é a contrapartida para os alunos. Nas universidades públicas o repasse é feito diretamente na conta do estudante, sendo o cálculo baseado na média da mensalidade do curso em outras universidades.
Pré-requisito e estágio
Como pré-requisito, o aluno deve ter renda individual máxima de R$ 1.448,00; enquanto a familiar não pode ultrapassar R$ 2.896,00. Outro critério é estar matriculado em alguma instituição de ensino superior conveniada ao Programa. A lista pode ser acessada também no site.
O estudante não pode possuir diploma em outro curso superior; deve morar no Estado há mais de dois anos; não ser beneficiado por qualquer outro tipo de benefício ou de auxílio financeiro com a mesma finalidade do Vale Universidade e não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação; não possuir, simultaneamente, outro membro da família beneficiado neste Programa.
Estágio – Os estudantes classificados realizam estágio com carga horária de até 20 horas semanais, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Secretaria. A duração do estágio será de seis meses, com a possibilidade de renovação do contrato, desde que não ultrapasse o término do curso.
Solange Mori (Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast)
Foto: divulgação