Unidades móveis vão ajudar no combate ao enfrentamento à violência contra as mulheres

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, fevereiro 23, 2015 as 17:00 | Voltar

Campo Grande (MS) – Os municípios de Ponta Porã e Dourados serão os primeiros a receberem os serviços das unidades móveis para atendimento às mulheres que vivem no campo, em aldeias, comunidade quilombola e em assentamentos. Esse acerto foi pactuado na primeira reunião do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, que aconteceu hoje (23) pela manhã, no auditório da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

As unidades móveis vão servir de apoio para chegarem até esses locais de pouca estrutura, onde o índice de agressão contra a mulher tem chamado bastante atenção das autoridades e por ser de difícil acesso, a maioria não procura ajuda. Na reunião ficou acertado que a atuação será na prevenção, proteção, e repressão contra a violência e a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho.

Na oportunidade, a gestora estadual de políticas públicas para mulheres, Luciana Azambuja Roca, apresentou a nova estrutura da equipe, agora vinculada à Sedhast e reafirmou o compromisso de diálogo aberto e participativo com as entidades representadas no Fórum.

Fórum

O Fórum, coordenadora pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul, vinculado à Sedhast, tem como finalidade formular e debater propostas de políticas públicas e acompanhar as ações governamentais relacionadas às mulheres do campo e da floresta, especialmente no que tange ao enfrentamento à violência (palestras e informações sobre Lei Maria da Penha e orientações gerais).

É o Fórum quem delibera sobre o uso e calendário de viagens das unidades móveis, levando até as comunidades mais distantes informações e orientações jurídicas, de saúde, de acesso ao trabalho e microcrédito, entre outras políticas.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.