Campo Grande (MS) – Reforçando o compromisso do governo do Estado em trabalhar de forma articulada, a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, professora Rose, anunciou a implantação de projetos em parceria com outras secretarias. O anúncio foi feito durante entrevista ao Programa Tribuna Livre, na FM Capital nesta terça-feira (13).
A professora Rose disse que as ações de governo serão realizadas em conjunto com outras secretarias e que haverá diálogo constante para o desenvolvimento dos projetos. “Precisamos trabalhar em conjunto com outras secretarias, tendo diálogo e aprimorando ideias para conseguirmos desenvolver grandes projetos para Mato Grosso do Sul”.
Assumindo a pasta da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), que é uma das maiores desse governo, composta pela Subsecretaria da Juventude, Subsecretaria da Mulher, Fundação do Trabalho, Procon, Banco da Gente, entre outras; a professora reforça o empenho para dar funcionalidade e interligar programas e projetos já existentes.
Para os jovens será criado um programa de inserção ao mercado de trabalho, antes qualificando esse adolescente e preparando-o para o primeiro emprego. Nesse caso, a Funtrab irá qualificar e encaminhar esse jovem de acordo com seu perfil ao emprego específico. “Precisamos otimizar o tempo desses jovens, dando-lhes a oportunidade de qualificação para inseri-lo ao primeiro emprego e assim, evitando que se aproxime de drogas e outras coisas ilícitas”.
Quanto aos programas sociais, a vice-governadora quer ampliar as vagas do Programa Vale Universidade (PVU) e oferecer aos estudantes universitários de baixa renda o benefício social para que ele possa manter os estudos. Já para o Programa Vale Renda (PVR), será realizado um recadastramento para que somente aqueles que tenham o perfil de vulnerabilidade socioeconômica possam continuar de fato sendo beneficiados. Também serão implantados projetos para que as pessoas que estão nesse programa tenham uma ‘porta de saída’ e consigam emprego através da Funtrab, que garantam seu sustento sem precisar desse auxílio.
Outra população citada na entrevista, é o índio que terá uma Subsecretaria específica para olhar com sensibilidade e garantir os direitos dos povos indígenas do Estado. “Não podemos oferecer apenas uma cesta básica, temos que criar ações efetiva de garantia de direitos para essas pessoas. A primeira agenda do governador foi com os indígenas, justamente pela preocupação com esse povo. Somos um governo que quer a valorização dessa população e para isso temos que verificar suas reivincações e anseios”.
Texto: Solange Mori
Fotos: Leca
Publicado por: